Exposição Prolongada à Ficção Científica  

   um blog de Luís Filipe Silva


11 Maio 2008

E NÃO SE TRATA PROPRIAMENTE DE SINCRONICIDADE (ver post anterior), porque, enquanto grande defensor da liberdade da informação e da disseminação de ideias, Cory acabou de disponibilizar, outra vez gratuitamente, o conteúdo integral do seu romance juvenil Little Brother, um apelo ao individualismo e à liberdade de movimentação aos jovens numa sociedade tecnocontrolada. A mensagem é importante, e embora não tenha ainda tido oportunidade de apreciar a obra, é imprescindível comece a surgir numa fase em que a tecnologia de vigilância não seja ainda ubíqua. Encontramo-nos todos embevecidos com o deslumbramento da internet, que nos esquecemos (e as gerações mais velhas são particularmente culpáveis) de que, há apenas vinte anos, a maioria da informação hoje disponível em poucos segundos só conseguiria ser obtida pelo acesso, por vezes complicado, a enciclopédias e manuais de referência e bibliotecas, e que poucas décadas antes as pessoas incorriam em risco físico se proferissem ideias que não agradavam ao regime de então. A natureza humana não mudará tão facilmente, no sentido de quem estiver no poder não estar na disposição de cedê-lo sem luta. Se dantes era possível trocar palavras de revolta numa esquina, num bar, na privacidade do lar, era por não existirem microfones nem telemóveis nem câmaras dissimuladas nem sistemas de interpretação automática de contextos. Será cada vez mais difícil, a partir de agora. Com uma enorme economia de mão-de-obra, apenas com um conjunto de processadores ligados em rede e muita memória (uma arquitectura técnica cada vez mais barata e conveniente), a hipervigilância não só é uma realidade possível como começa a concretizar-se dissimuladamente em tudo o que nos rodeia - não apenas na consciência dos cartões electrónicos de identidade e de pagamento/crédito, como nos dispositivos identificadores imbutidos nas nossas roupas (os RFID), elaborados com o objectivo de controlar processos de fabrico ao pormenor mas que ultimamente poderão servir os propósitos de governos demasiado ansiosos. Lembrem-se: num regime tecnofascista ninguém vos ouvirá gritar.

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30 Abril 2008

SINTAM-SE VINDICADAS, miúdas de 16 anos, pois o John Scalzi, que acaba de publicar um livro no qual uma protagonista tem a vossa idade, compreende que não é fácil compreender-vos. Mas isso decerto vocês já desconfiavam. Como afirmava uma das Virgens Suicidas ao médico, «o doutor sabe lá o que díficil que é ser rapariga e ter 13 anos» (citado de memória). Scalzi é um paz-de-alma do mundo online, que escreve ficção científica igualmente paz-de-alma com toques de humor. Nada de mal nisso. Doctorrow é um testa-de-ferro de uma corrente de opiniões que defende que a informação deve ser livre e que não devem existir sistemas de protecção de conteúdos, o que não o torna do agrado das corporações mediáticas (nem, a bem ver, da maioria dos autores com algum nome). Publicou um livro para adolescentes sobre o perigo eminente dos sistemas ubíquos de vigilância estatal e como conseguir subvertê-los recorrendo a meios técnicos ao dispor (num dos capítulos, o jovem protagonista utiliza uma X-box hackada para estes fins). Não tanto romance como panfleto de atitudes liberais que possivelmente nos transmite alguns bons conselhos. O vídeo serve também como exemplo de uma forma de auto-promoção que não se leva muito a sério (e logo incentiva a ser usada como marketing viral, como este próprio post comprova...)

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28 Abril 2008

EXISTEM AUTORES EUROPEUS? Decerto que existem autores nascidos na Europa, ou num território que se convencionou assim designar, desde os antigos gregos por via da mitologia fenícia, mau-grado as variações geo-políticas da questão ao longo dos tempos. Decerto que existirão movimentos artísticos ou abordagens comuns a eras e línguas, tão-somente porque o substrato da literatura é a palavra escrita. Contudo, em primeira análise, e enquanto autor nascido num canto remoto dessa tal designação, entendo que a diferenciação do conjunto se esbate quando visto em pormenor, não passa de ilusão, alimento da nossa necessidade primitiva de formar padrões e criar modelos de representação do real, mesmo a partir de simples traços. Para os norte-americanos, é todavia um conceito que se vende. A Europa é mais permissiva sexualmente - prova de que não vivem num vilarejo do interior de qualquer dos países deste Ocidente; a Europa é mais arrojada e artisticamente complexa - uma percepção enganadora emanada pela Nouvelle Vague de outrora como prova de que não reconhecem o quanto estamos mais próximos das tendências de fora que das do passado; a Europa da multiplicidade de línguas - como se no território do outro lado do oceano a língua franca não estivesse em concorrência permanente com as falas imigrantes. E contudo, se existe uma forma como o conceito Europa faz sentido em termos americanos é na promoção comercial e no empreendorismo corporativo. Se para um europeu faria pouco sentido apresentarem-lhe autores e contos representantes dos cinquenta e dois estados da União, para um norte-americano a ideia desta Comunidade como manta de retalhos cujas cores convivem ainda em situação conflituosa é demasiado apelativa para que não fiquem fascinados por ideias como a recente Gala Europeia da Sociedade Norte-Americana de Autores de Ficção Científica, talvez um dos piores títulos possíveis para uma antologia que meramente pretende apresentar exemplos de contos da ficção científica de alguns países da Europa (entre os quais Portugal, com a honrosa participação do João Barreiros e tradução do Luís Rodrigues). A divisão geográfica é o mais fácil dos critérios de selecção, embora neste caso represente fortuitamente quase na totalidade uma divisão linguística, e aquele mais imediatamente defensável para os organizadores, os editores e os compradores. De fora, fica-se com a ideia de um território único e unido por uma identidade comum, que o conteúdo não revela. Nós, que vivemos na floresta, sabemos que, tal como no outro lado do mundo, há ficção científica e há fantasia, há autores consagrados e há autores novos - mas acima de tudo, não há autores europeus, porque não existe nem uma língua europeia nem uma política de tradução mandatória entre os Estados-Membros. O principal objectivo da antologia fica assim comprometido, e resta-lhe ser apreciada por aquilo que verdadeiramente é, uma antologia de bons contos com bons autores aos quais foi oferecida a oportunidade de serem publicados em inglês e lidos pelo mundo. A entrevista que se segue foi feita por Jeff VanderMeer ao casal de editores - James e Kathrine Morrow - que tiveram a presente ideia no decurso das suas visitas frequentes ao festival anual de fantástico em Nantes.

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19 Abril 2008

COVER PORN. Um romance steampunk a sair no final do ano. Uma capa que inspira aventuras de odaliscas e cimitarras, palácios de sultões e tesouros enterrados, provações no deserto e a Legião Estrangeira. Não se esqueceram que continuamos a aguardar pelos vossos contos de Pulp Fiction?

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30 Março 2008

ACEITEI O AMÁVEL CONVITE da Saída de Emergência para ser moderador dos fóruns da editora sobre os autores que publica. De entre eles, fiquei (para já) a cargo do espanhol Juan Miguel Aguilera, do qual se publicou recentemente A Loucura de Deus. Venham, não sejam acanhados.

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29 Março 2008

A ARTE DE FAZER LIVROS DE PAPEL vista numa diferente perspectiva com este pequeno exercício de destreza manual e com direito a encadernação e sobrecapa. Via Bibliotecário de Babel.

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AINDA HÁ BLOGS QUE MERECEM SER LIDOS, e pequenos universos ficcionais que convidam à descoberta inusitada, assim, num sábado de manhã, enquanto a vida reclama outros afazeres, pequenos prazeres inconfessáveis. Trata-se de um blog sobre imagens e confissões pessoais de Luc Santé, autor nascido na Bélgica e criado nos EUA, entre as quais se encontram pequenos tesouros como este:

«If you have spent an appreciable amount of your life acting in opposition to a prevailing set of mores, you will eventually come to appreciate the importance of those mores as a point of reference. Gradually, it will occur to you that in addition to opposing that way of life, you require its presence, in various subtle ways, and not simply for the friction. Around the time you realize this, however, you will also realize the fragility of your nemesis. You once had the luxury of thinking of it as a monolithic force; it stood for a political position, an ethics, an aesthetics - and now it will turn out to be made up entirely of people. You will only be fully aware of this when those people have died out.»

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18 Março 2008

DOS NOVE MIL MILHÕES DE NOMES de Deus, à sentinela que nos aguardava na Lua, à fabulosa incursão por um artefacto ecológico que se adentrou no sistema solar (e onde tudo acontecia em trios), à viagem a uma colónia distante numa nave cujo propulsor refulgia mais do que o sol, aos perigos e atribulações da transmissão de matéria (e que teve honras de leitura na rádio quando foi publicada pela Argonauta), ao contacto com uma entidade extraterrestre responsável pela nossa evolução, a uma visita à terra por um embaixador de Titã, um dos grandes pilares da FC durante o século passado que, constantemente, demonstrou como a ciência se combinava com a ficção para criar obras de especulação mestra, acabou hoje de ser vítima do Tempo. Arthur C. Clarke is no more.

[Alguém reconhece os textos indicados? (Não se trata de um grande desafio para um bom conhecedor.)]

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