Exposição Prolongada à Ficção Científica  

   um blog de Luís Filipe Silva


16 Janeiro 2009

Where's Wally? Uma torrente quase insuperável de tarefas e afazeres, em boa parte relacionadas com letras e livros, despejou-se sobre mim desde o início do ano. Assim continuam à espera de entrar comentários, post, notícias e respostas atrasadas a emails. Tentarei ir colocando aqui informações enquanto a vida não amansa. Obrigado pela compreensão. E para não perder o hábito, fica aqui uma adaptação russa feita em 1984 do conto de Ray Bradbury, «Virão Chuvas Mansas», publicado em Portugal por uma colecção da Verbo (colecção Espaço, se não estou equivocado) da qual só sairam 5 volumes de contos diversos. Talvez devido a ter sido o primeiro contacto com Bradbury, mas seguramente pelo mérito da própria história, continua a ser um, para mim, dos textos mais marcantes deste autor.

[Link Permanente

13 Janeiro 2009

A Crise Ataca os Pulmões da Fantasia, pois que alento é mais importante para o género que a promoção e premiação do que de melhor se produz a nível do conto? Se elaborar um admirável mundo novo na FC é algo que exige normalmente espaço para discurso e verborreia, o conto tem sido o veículo de preferência do Fantástico, mais disperso e mais dado a alegorias e lemas. A extinção da Year's Best Fantasy & Horror que há 12 anos ombreava com a magnum-opus de Gardner Dozois é sem dúvida um rude golpe para o género - embora não seja de espantar, uma vez que as últimas edições tinham-se tornado em grande medida veículo para extensos artigos sobre o «estado da arte» a vários níveis, consumindo preciosas páginas que poderiam ter sido ocupadas com mais ficção. Esperemos que a Year's Best Science Fiction se vá mantendo firme...

[Link Permanente

02 Janeiro 2009

Do Fundo da Estante, surge uma singela prova de como a idade e a experiência suavizam a mais agreste das escarpas. Ler Dead Lines de Greg Bear é como presenciar uma banda de heavy metal a quem o tempo não foi mais dócil que à maioria das pessoas. De barrigas grandes e rugas vincadas, continuam a pular em palco e a nutrir entusiasmo, mas algures misturada na técnica encontra-se não uma raiva antiga mas um entendimento mais profundo, uma aceitação das condições do filme da realidade, que torna a performance num jogo, o jogo de um outro jogo passado, a repetição de movimentos e atitudes porque outrora fizeram sentido e eram genuínas e há por isso que respeitá-las. As tradições nascem assim, com as origens perdidas no oblívio de eras antigas. E a plateia - também ela envelhecida - segue-as, porque houve um tempo em que eram jovens. E isto acontece com os autores de Hard Science Fiction também. Se Bear outrora nos falou com encanto de asteróides que encerravam universos, da destruição final da Terra no decurso de uma guerra que nunca chegámos a entender, se povoou a Califórnia do futuro com nanotecnologia e crenças vodoun, se anteviu o final do universo, aqui mostra-se humano e imediato, tratando o protagonista e os seus cinquenta e avançados anos de idade com uma sensibilidade peculiar. Há quem leia e pense que a história se trata de um homem a quem lhe assassinaram a filha, a quem lhe retiraram a mulher, a quem negaram uma carreira no crepúsculo da vida activa, a quem oferecem telemóveis cuja nova tecnologia impede que os mortos passem para outro plano. Essa, felizmente, não é a única história. Os bons livros, ainda que discretos, como este, nunca são óbvios.

 Adquirir pela Amazon inglesa

[Link Permanente

01 Janeiro 2009

Novas Leituras. Existe uma fluidez impressionante e uma capacidade de síntese que raia o poético no estilo de Mike Carey que torna a leitura desta prosa num vício e transforma o que seria de outro modo um romance banal sobre um simpático exorcista e os seus encontros com os representantes do mundo do Álem (que inteligentemente é um mundo quase sempre banal e quotidiano como o nosso - e porque havia de ser diferente?) numa narrativa profunda e quase reveladora da capacidade da espécie humana em adaptar-se ao bizarro. O primeiro livro chama-se The Devil You Know, como a canção da Kylie Minogue, embora não tão assustador quanto a interpretação da mesma pelo Nick Cave.

Clique para adquirir o livro

[Link Permanente

É Um Mundo FC. Histórias em 140 caracteres e não mais, iniciativa que faz recordar o projecto FC por SMS deste mesmo espaço logo no seu início. Um programa de rádio sobre ficção científica com 7 anos de idade. As Crónicas Leviatânicas são mais uma das audioséries que tentam desenvolver-se na internet para chamar a intenção dos produtores de Hollywood (pensavam que era tudo por vossa causa?). Particular destaque para 2009 em calendário. E se querem saber a verdade sobre a evolução dos robôs (apesar das más-línguas dos creacionistas que tentam ensinar aos nossos infantes que os robôs foram concebidos do nada por um punhado de Criadores... pfff!), eis um vídeo educativo:

[Link Permanente

31 Dezembro 2008

Visões de 2008: Projecto Anteficções - histórias de um porvir lusitano. As histórias até agora:

Nova água super-vitaminada. O ano em que regressámos à Lua. «Bartolomeu» efectua primeiro vôo ibérico. Crescimento da economia do favor. Navegação virtual dessincronizada causa provável de acidente fatal? As sociedades alternativas em debate. Lentes de contacto destronam a liderança dos óculos virtuais. Tecnologia arcaica em exibição. Inovações na locomoção artificialmente assistida. Recolha de amostras genéticas chega a Santa Comba Dão. Casa verde na costa portuguesa. Apresentado primeiro cão falante. Português conquista medalha de ouro incrementada. «Free the Internet» teve hoje início. Personalidade do mundo virtual vítima de atentado. Açores tornam-se nação independente? Num hotel você deixa mais que lembranças. Causas desconhecidas de explosão em fábrica portátil. Cinco horas de terror em directo. Profilaxia do tabaco autorizada para o 1º ciclo.

[Link Permanente

28 Dezembro 2008

Não É Necessário Conceber Cenários Improváveis e extravagantes na Ficção Científica. Por vezes, os cenários mais próximos da possibilidade são também os mais fascinantes.

[Link Permanente

Site integrante do
Ficção Científica e Fantasia em Português
Texto
Diminuir Tamanho
Aumentar Tamanho

Folhear
Página Inicial

Arquivo

Subscrever
Leitor universal

Adicionar ao Google Reader ou Homepage
Subscrever na Bloglines

Contacto