Exposição Prolongada à Ficção Científica  

   um blog de Luís Filipe Silva


25 Outubro 2009

A Pergunta: porque não aproveitas a actual onda de vampiros e, enquanto autor de fantástico, escreves qualquer coisa sobre isso?

A resposta: porque o sucesso por associação é imerecido, e o repúdio por cansaço injusto. Aguardo até virarem as costas.

[Link Permanente

24 Outubro 2009

Sim, É Um Mundo Maravilhoso, aquele em que se consegue realizar feitos desta natureza (explicação adicional e fonte). É um mundo racional, dedicado à preservação da vida humana e diminuição do sofrimento. Não há deuses, neste mundo - não há dragões, lanças mágicas, poderes encantados. Não há crenças em seres imaginários sem provas dadas. O que existe é a riqueza da compreensão humana, a humildade da colaboração em equipas transculturais e o deslumbre - o sublime, adorado deslumbre - perante a complexidade física do universo.

Pobre de ti, ficção científica, ignorada no canto, enquanto os atletas idiotas da turma e as loiras bimbalhonas dançam abraçados ao monstro da fantasia heróica. Sabes que vão voltar quando precisarem de ti, mas para já estão inebriados nas palavras daquela besta que lhes promete que cada um deles é único, que cada um deles é o Escolhido, que cada um deles não tem de levantar um dedinho para alcançar o êxito e obter a fama. De falos erguidos e mamilos espetados, dançam nesta orgia de auto-complacência e desprezam tudo o que se lhes antecedeu, tudo que os possa contrariar. Pobre geração de agora, se pensa que o mundo se tornou menos filho-da-mãe para os jovens e inocentes rebentos que saiem do abrigo dos pais.

(Sabes de uma coisa? Vamos levar a besta para o lago. Um empurrãozinho e pronto. Está gorda e inchada, qual verme sobre um cadáver recém-enterrado. Aqueles tomos de mil páginas são pesados como tudo, quando se molham. Olha, e se vier à tona, não te preocupes, enfia-se a cabecinha de novo dentro de água).

[Link Permanente

Sobre O Caso Saramago, este é o mais pertinente de todos os comentários proferidos.

[Link Permanente

18 Outubro 2009

Emergir Por Breves Instantes do mundo da escrita (pois o motivo de não vos escrever há algum tempo é porque tenho estado a escrever para vós) para destacar a «publicação» online de um dos gigantes da FC: Theodore Sturgeon e o seu Deus Microscópico. Vão ler, vá. Desliguem a treta da televisão.

[Link Permanente

11 Outubro 2009

Uma Rara Oportunidade para conhecer Jorge Luíz Calife, responsável por Padrões de Contacto, considerada a primeira trilogia de FC hard brasileira e por inerência em língua portuguesa. Mais informações podem ser encontradas na obra fundamental de Ginway sobre a evolução da FC brasileira, disponível em pré-visualização limitada no Google Books.

A nível nacional, destaque para o artigo fundamental de Teresa Sousa de Almeida que ajudei a salvaguardar no blogue Correio do Fantástico

[Link Permanente

06 Outubro 2009

I Think You'll See How We Differ. Para o vosso prazer e conveniência como espectadores, neste tempo apressado, dez minutos de Quinta Dimensão (Além da Imaginação) que contém todo o universo de Rod Serling.

Ocorre-me que uma série portuguesa desta natureza - argumentos fortes, baixo orçamento, diferentes actores - faria maravilhas, actualmente, pelo estado do fantástico entre nós.

[Link Permanente

05 Outubro 2009

Das Coisas Steampunk. (Já se esqueceram deste desafio?) A escutar a palestra de Fábio Fernandes, Gianpaolo Celli e Bruno Accioly, que ocorreu no Fantasticon 2009 organizado por Sílvio Alexandre em São Paulo há poucos meses. O steampunk parece estar na berra lá por fora (e lusitaniamente arranca com o desafio proposto), uma vez que o sítio web da editora Tor devota todo este mês ao fenómeno - um manancial de artigos de referência sobre o assunto, em particular este guia da Cherie Priest. Aqui estão alguns romances recentes. Obviamente que para escrever ou falar com autoridade do assunto, é preciso conhecer o movimento das civilizações, nomeadamente da sua automatização. E aliar este conhecimento a factos históricos e tudo o demais que se possa encontrar na Web. O objectivo? Criar ficção, como a que surje nas páginas desta fabulosa revista. Sem esquecer o nosso (possivelmente) primeiro romance português do género: Espíritos das Luzes de Octávio dos Santos.

No final, o steampunk acaba por ser aquele casamento aparentemente irreconciliável entre História e Ficção Científica, entre passado e futuro, entre o estar e o devir, como um circuito integrado de silicio incrustado na carapaça de um escaravelho de rituais egipcios, orientado-se por um misto de magia e GPS.

Não vão querer aceitar o desafio?

[Link Permanente

04 Outubro 2009

Este Convite Que Não Te Farei, se moras desta margem (europeia) do Atlântico, é o lançamento da Galeria do Sobrenatural - Jornadas Além da Imaginação, antologia de contos de fantástico organizada pelo Sílvio Alexandre e publicada pela Terracota editora, que pelo catálogo pretende especializar-se no género – embora te faça o convite a ler. Se moras desta margem do Atlântico não reconhecerás de imediato a alusão ao Twilight Zone, por cá traduzido como Quinta Dimensão e por lá como Além da Imaginação, nenhum dos lados apreciando a mais literal Zona do Crepúsculo (ou zona do lusco-fusco, numa possível versão Gatos Fedorentos), e possivelmente não será evidente que se tratam de textos inspirados ou alusivos à série televisiva e aos temas, em grande medida ingénuos, tratados por Rod Serling época após época.

Para esta contribui com uma peça original, «Dormindo com o Inimigo», que procura recuperar alguns dos temas mais apreciados por Serling. Foi essencialmente uma pesquisa interessante, rever uma parte dos primeiros episódios a preto-e-branco (enquanto que a série a cores, dos anos 80, embora conte com algumas histórias excepcionais - nomeadamente, as de Silverberg e de Sturgeon -, parece mais datada do que a série original), e novamente voltando a sentir algum incómodo pelo excesso de Serling, que se torna repetitivo e óbvio após determinada dose, e ausência dos autores da época. A pesquisa posterior revelou que afinal era uma condição sine qua non dos estúdios, com prejuízo do excelente material disponível nas Galaxy e Astounding da época. Destaque para o «It's a Good Life», como sempre, e para outro episódio, sobre uma sociedade em que todas as pessoas são incrivelmente lindas e idênticas, graças a cirurgia de reconstituição, e existe uma miúda que recusa mudar para não perder o que a individualiza, sendo por isso considerada feia - no final, acaba cedendo à pressão, e tal como Winston Smith em 1984, passa a amar aquela sociedade monótona. Serling, no seu sermão de encerramento, passa completamente ao lado da mensagem, e não se refere sequer à malícia de um estado dissimuladamente fascista (como seria a sua América de então). Infelizmente, não consegui ainda redescobrir esse episódio.

Não deixa de ser uma grande coincidência que, após relembrar a importância de Bráulio Tavares para a nossa FC dos anos 80/90, me vá encontrar, pela primeira vez, publicado a seu lado - e de outros nomes sonantes da FC brasileira, como Fábio Fernandes, Guilia Moon, Lúcio Manfredi, Max Mallmann, Miguel Carqueija, Octávio Aragão, para mencionar os mais conhecidos.

Se moras desse lado (sul-americano) do Atlântico, o lançamento acontecerá no dia 31 de Outubro, às 15h00, na Livraria Martins Fontes, Avenida Paulista, 509, São Paulo. Não faltes.

[Link Permanente

Site integrante do
Ficção Científica e Fantasia em Português
Texto
Diminuir Tamanho
Aumentar Tamanho

Folhear
Página Inicial

Arquivo

Subscrever
Leitor universal