Exposição Prolongada à Ficção Científica  

   um blog de Luís Filipe Silva


19 Janeiro 2012

Para Os Mais Distraídos, tenho vindo a escrever uma coluna diária (dias úteis) sobre «Destaques da Internet» com as notícias e curiosidades publicadas em Portugal, Brasil e Mundo, no site da Trëma. Vão acompanhando.

[Link Permanente

17 Janeiro 2012

Motivos Para Não Adoptar o novo acordo ortográfico: versão elaborada - cf. o artigo de Pedro Mexia no Expresso de dia 14 de Janeiro; versão curta - perceber que «cacto» foi adaptado para «cato». Isto, sim, é gota d'água.

[Link Permanente

21 Dezembro 2011

Uma Argumentação Assente meramente em outras argumentações acaba por reduzir-se a um acto endogâmico e incestuoso, condenado ao minimalismo cíclico. Deste mal padecem políticos e filósofos em igual medida, ainda que os últimos contribuam para o progresso da Humanidade. Tamanha é a profusão de declarações e contra-declarações opinativas e mal informadas que os nossos meios de comunicação disseminam sem juízo crítico nem sentença criminal, que acrescentar outra opinião é atirar lenha para a fogueira. É preferível tomar como exemplo o bom e velho método científico e deixar que os nossos olhos e as nossas mentes se subtraiam perante a demonstração da realidade, perante o exemplo consagrado. Assim, eis o meu contributo para o debate idiota sobre um conselho desagradável de ouvir mas razoável e necessário: a evidência de quem realmente fez e foi capaz.

[Link Permanente

12 Dezembro 2011

Todos Os Regimes Ditatoriais são infantis na sua crueldade e arrogância, e ninguém melhor que a ficção para correctamente os descrever. Pode assumir laivos de textos confessionais, como o mordaz Livro do Riso e do Esquecimento, do Kundera, ou de cenários subtilmente dantescos, como o clássico «It's a Good Life» (escreve-se assim mesmo, com itálico e tudo), do Bixby, que surgiu entretanto na série Quinta Dimensão e adentrou-se pela nossa cultura com aquela forma tão perspicaz e incisiva de que só a Ficção Científica é capaz. Enquanto apreciam o texto, fiquem cientes de que por detrás da mecânica do fabuloso site em que o lerão, construído pela dupla VanderMeer para honrar um calhamaço de 1200 páginas sobre o movimento literário Weird que há anos advoga, encontra-se a lusitana mão, discreta e capaz, do Luís Rodrigues, conhecido tradutor, editor e colaborador em diversas iniciativas internacionais relativas ao género.

File:It's A Good Life.JPG Wikipedia

[Link Permanente

11 Dezembro 2011

«Não É Futebol Nem Basquetebol o que a rapariga está a assistir, mas exploração submarina em tempo real». Pois, mas sejamos sinceros: muitos pais ficariam desiludidos.

[Link Permanente

19 Novembro 2011

E Eis Por Fim o navio lançado às águas. Será arca única, certamente, que dilúvios não acontecem todos os dias, mas o manancial que aqui leva esperemos dê fruto noutras terras e épocas. A obra sonha acima de tudo ser semente. Obrigado a todos os que compareceram, autores e leitores, e aos que estiveram connosco em espírito. Fica uma selecção de amostras das quatrocentas páginas do livro - para ajudar à tentação, pois sem tentação que sabor tem a vida?

[Link Permanente

Site integrante do
Ficção Científica e Fantasia em Português
Texto
Diminuir Tamanho
Aumentar Tamanho

Folhear
Página Inicial

Arquivo

Subscrever
Leitor universal

Adicionar ao Google Reader ou Homepage
Subscrever na Bloglines

Contacto