Exposição Prolongada à Ficção Científica  

   um blog de Luís Filipe Silva


26 Novembro 2006

HÁ DEZ ANOS. Limpar o escritório (uma tarefa para durar vários domingos...) tem destas coisas: descobrir livros e revistas antigos submersos sob camadas de outros mais recentes, prontamente acompanhados das recordações de quando foram adquiridos ou lidos. Por vezes surge o espanto ("afinal tinha comprado isto?"), outras a revelação ("então era aqui que estava!..."), outras o saudosismo. O que reencontrei e que pretendi aqui partilhar não sei em qual destas três classes se enquadra - trata-se do artigo publicado na Locus de Janeiro de 1997 que descrevia uma breve semana no final de Setembro de 1996, por ocasião da primeira convenção internacional de FC&F de Portugal, organizada por um pequeno grupo de autores que a Caminho e a sorte fortuitamente juntara ao longo dos primeiros anos da última década do século e que, por alguma louca razão, considerara que havia necessidade de um evento desse tipo entre nós. Muito mudou entretanto, tal como muito permaneceu sólido e irremovível. Fica aqui o texto (que mantive na íntegra, pois estamos mais perto da componente espanhola do que antigamente), e muito em particular as fotos (éramos assim tão novos? Era assim tão magro?) dos Primeiros Encontros de Ficção Científica e Fantástico da Associação Simetria (com os perdões ao Charles Brown pelo scanneamento não autorizado). Cliquem nas imagens para ampliar.

Página 1:

Página 2:

Página 3:

Página 4:

[Link Permanente

23 Novembro 2006

TALVEZ O MAIS IMPORTANTE VEÍCULO de promoção da FC argentina seja a revista/portal Axxón, que persiste desde 1989 (leiam a história sucinta) e que tem contribuido para a difusão da FC, quer na apresentação de autores argentinos ao mundo quer ao contrário na apresentação dos autores do mundo aos argentinos (e já agora, a quem saiba ler em castelhano). Inaugurei a minha participação há pouco tempo, com uma brincadeira em resposta a um desafio e depois com um conto. Agora surge mais uma resposta a um desafio (o Sérgio é um incansável dinamizador, sempre cheio de ideias e projectos), fazer ficção curta em 100 palavras (pronto, mais umas tantas, só para arredondar). Está aqui, e além dos colegas internacionais, sou acompanhado de outros portugueses de renome (o Jorge, o António e o João), bem como brasileiros (com especial destaque para o lirismo da Maria Helena).

[Link Permanente

14 Novembro 2006

PARA RECORDAR A ANTIGA Galactica, um pequeno filme brincadeira (infelizmente com má qualidade de transcrição).

[Link Permanente

11 Novembro 2006

UMA IMPORTANTE LIÇÃO DE UM MESTRE. Envelhecer é um previlégio que não é concedido a todos - não um fardo.

[Link Permanente

06 Novembro 2006

E APARENTEMENTE NÃO HÁ 2 SEM 23, pois A Recordação Imóvel (embora não o conto mais representativo da minha ficção, é dos mais traduzidos, já tendo aparecido em inglês e sérvio, e mesmo em espanhol numa diferente tradução na revista Galáxia - ninguém acredita que estou a tentar bater um recorde...) volta a ressurgir, desta feita na Argentina, na revista Axxón, aqui. Gracias, Sérgio, y un abrazo!

[Link Permanente

HISTÓRIAS SUPER-CURTAS, desta feita em seis palavras. Desafio da Wired, respostas da malta da FC traduzidas e apresentadas pelo Jorge Palinhos. A minha contribuição:

Botão de autodestruição? Aquele ali. Porquê?

[Link Permanente

O DIA AMANHECE COM SOL pois acaba de nascer mais uma pequena filha minha, Falstaff - neste caso, uma brincadeira de tecnofantasia sobre o libretto de Arrigo Boito. Foi publicada na revista electrónica brasileira Desfolhar, e já agora fiquem a conhecer a excelente publicação e o resto do actual número quatro, dedicado à literatura portuguesa. Leiam-na ao som de Verdi.

[Link Permanente

01 Novembro 2006

NOVO NÚMERO da revista online Clarkesworld, com duas interessantes histórias cujo estilo e tema em nada reflectem o gosto de Arthur C. Clarke (mas duvido que seja este a fonte de inspiração). O mais interessante é ainda o texto de orientação para a apresentação de histórias, com regras espartanas. A ler aqui.

[Link Permanente

Site integrante do
Ficção Científica e Fantasia em Português
Texto
Diminuir Tamanho
Aumentar Tamanho

Folhear
Página Inicial

Arquivo

Subscrever
Leitor universal

Adicionar ao Google Reader ou Homepage
Subscrever na Bloglines

Contacto