Exposição Prolongada à Ficção Científica  

   um blog de Luís Filipe Silva


06 Dezembro 2006

A VERDADE SOBRE MARY POPPINSFoi-se o último pedaço de inocência da nossa infância...

[Link Permanente

02 Dezembro 2006

UM PEQUENO COMENTÁRIO SOBRE a FC brasileira, interessante porque menciona alguns dos grandes nomes do fantástico do além-mar português...

[Link Permanente

CONCORDO COM ESTAS OBSERVAÇÕES, principalmente porque são generalistas e até se podem aplicar a outras mercadorias. A usar com descrição... (v. post relacionado).

[Link Permanente

CORY, IT'S OKAY FOR YOU TO DO this (and I agree with the spirit of the thing, man...), because you're such an outspoken guy and the books you make support the ideas you defend. I mean to say that you have an audience that knows you well. And to be fair, so few good authors are giving away their stuff, that it is still a novelty (free books are still viewed upon as the last resort for the guy who can't sell them to a real publisher). But if everybody starts doing it, I do believe sales will decrease. Readers will come to expect it and realise that it is indeed cheaper if they put their prejudices aside and start reading text on screens instead of paper (still the main reason people will go out and buy a book that's available online for free). In fact, it might even go the other way around - if you don't free your stuff, noone will read you... until of course you become such a well known author that you will be able to publish and sell "premium print" editions. Free fiction should be an appetiser... let them taste it, but if they come back and want more, they'll have to pay for it. Don't give away all of your best work. Take care.

[Link Permanente

UM LIVRO DE OFERTA MERECE RESPEITO, em particular se o autor é Eric Flint e o livro se trata de um extenso romance de história alternativa sobre a construção da território estado-unidense: 1812 - The Rivers of War - a respeito da Guerra de 1812 e da contenda paralela com os Creek. Obviamente, como tudo na História Alternativa, é melhor apreciada se se conhecer em detalhe os eventos do mundo real...

[Link Permanente

01 Dezembro 2006

SIX MOTS, QUOIS? Depois menção, houve quem gostasse da ideia, e eis que temos em francês: 6 mots. E depois em português iniciou-se este desafio (cinco palavras? Está cada vez mais difícil... será que bastaria apenas uma?... «Acronafasia» - perturbação na fala induzida por alterações cerebrais decorrentes da deslocação fora do espaço-tempo? Needs works...)

[Link Permanente

27 Novembro 2006

ESTE É O MESMO SENHOR que eu criticava abertamente no post mais abaixo, e que revela um conjunto de acções promocionais que estão disponíveis aos autores actualmente com algum conhecimento da infosfera. Note-se a quase ausência de actividades no «mundo real». Note-se a ausência de colaboração activa - além da presença em livrarias - promovidas pela editora. Note-se que em parte nenhuma se menciona a necessidade de escrever bem, ter ideias originais, saber-se do que se fala, e acima de tudo, levar a coisa na desportiva. Sorry, Dave, as ideias até que são boas, e nota alta pelo esforço, mas para lições de auto-promoção nos tempos modernos, prefiro o exemplo do Jeff...

[Link Permanente

CONTOS INFANTIS PARA ADULTOS. A meu ver, um género de grande potencial, mas pouco explorado. O conto incluído nas Ficções Científicas e Fantásticas, da Ediraia, a publicar em breve, chama-se «A Vida da Minha História», e foi escrito de propósito para esta antologia. É de certa forma adequado à época natalícia (pensem em Do Céu Vem uma Estrela mas ao contrário), e apropriado para ser lido nos serões de Inverno. Sou acompanhado na antologia pelo David Soares (que promete também ele lágrimas), pelo João Barreiros, pelo Rui Zink, pela Luísa Costa Gomes, e outros. A colocar no sapatinho.

[Link Permanente

26 Novembro 2006

PRENDAS PARA O NATAL? Para quem não conhece a boa BD nacional, sugiro o Tratado de Umbrografia, de José Carlos Fernandes e Luís Henriques, um conjunto de mini-histórias exemplarmente ilustradas, entre o alegório e o fantástico. Como ponto de honra, destaca-se a excelente «biografia» do José Carlos...

[Link Permanente

HÁ DEZ ANOS. Limpar o escritório (uma tarefa para durar vários domingos...) tem destas coisas: descobrir livros e revistas antigos submersos sob camadas de outros mais recentes, prontamente acompanhados das recordações de quando foram adquiridos ou lidos. Por vezes surge o espanto ("afinal tinha comprado isto?"), outras a revelação ("então era aqui que estava!..."), outras o saudosismo. O que reencontrei e que pretendi aqui partilhar não sei em qual destas três classes se enquadra - trata-se do artigo publicado na Locus de Janeiro de 1997 que descrevia uma breve semana no final de Setembro de 1996, por ocasião da primeira convenção internacional de FC&F de Portugal, organizada por um pequeno grupo de autores que a Caminho e a sorte fortuitamente juntara ao longo dos primeiros anos da última década do século e que, por alguma louca razão, considerara que havia necessidade de um evento desse tipo entre nós. Muito mudou entretanto, tal como muito permaneceu sólido e irremovível. Fica aqui o texto (que mantive na íntegra, pois estamos mais perto da componente espanhola do que antigamente), e muito em particular as fotos (éramos assim tão novos? Era assim tão magro?) dos Primeiros Encontros de Ficção Científica e Fantástico da Associação Simetria (com os perdões ao Charles Brown pelo scanneamento não autorizado). Cliquem nas imagens para ampliar.

Página 1:

Página 2:

Página 3:

Página 4:

[Link Permanente

23 Novembro 2006

TALVEZ O MAIS IMPORTANTE VEÍCULO de promoção da FC argentina seja a revista/portal Axxón, que persiste desde 1989 (leiam a história sucinta) e que tem contribuido para a difusão da FC, quer na apresentação de autores argentinos ao mundo quer ao contrário na apresentação dos autores do mundo aos argentinos (e já agora, a quem saiba ler em castelhano). Inaugurei a minha participação há pouco tempo, com uma brincadeira em resposta a um desafio e depois com um conto. Agora surge mais uma resposta a um desafio (o Sérgio é um incansável dinamizador, sempre cheio de ideias e projectos), fazer ficção curta em 100 palavras (pronto, mais umas tantas, só para arredondar). Está aqui, e além dos colegas internacionais, sou acompanhado de outros portugueses de renome (o Jorge, o António e o João), bem como brasileiros (com especial destaque para o lirismo da Maria Helena).

[Link Permanente

14 Novembro 2006

PARA RECORDAR A ANTIGA Galactica, um pequeno filme brincadeira (infelizmente com má qualidade de transcrição).

[Link Permanente

Site integrante do
Ficção Científica e Fantasia em Português
Texto
Diminuir Tamanho
Aumentar Tamanho

Folhear
Página Inicial

Arquivo

Subscrever
Leitor universal