Conceito de Luís Filipe Silva

Ficção Científica, Fantástico, Surrealismo, Realismo Mágico, Terror, Horror, Ciberpunk e História Alternativa - e por vezes, se fôr de excelente qualidade, ainda fechamos os olhos a um certo Mainstream...

[Conheça o Manifesto]


Lançamentos |  11 Jan 2008
Eis o Fim, Até que Enfim!
A Grande Transcendência é o volume que encerra a trilogia A Idade de Ouro, de John C. Wright. Depois dos volumes iniciais, A Idade de Ouro e A Fênix Exultante, e volvidos uns vergonhosos quatro anos desde a publicação deste último, eis que finalmente a Editorial Presença satisfaz os apreciadores desta série com a parte que une os fios da trama. Não seria de admirar que muitos, habituados a ler em inglês, tivessem já procurado a edição original, e se sintam pouco motivados a comprar a portuguesa, factor para o qual não abona o aumento brusco de preço face aos primeiros livros (este custa 20 euros face aos 15 euros dos primeiros, embora seja de dimensão relativamente semelhante). A editora, para variar, não fala sobre o tema, nem tem espaço para discussão nas suas páginas, além da habitual auto-congratulatória lista de comentários apreciativos dos leitores. Num mercado pequeno como o nosso, é espantoso (no sentido castelhano da palavra) como as editoras não potenciam os nichos existentes com uma abordagem mais personalizada, mantendo um diálogo aberto e franco com o público-alvo. Custava muito fazer um blogue e narrar a experiência de publicar um livro assim, os comentários recebidos, o acolhimento da imprensa, as dificuldades de tradução? Seria assim tão descabido explicar-nos se o lançamento deste novo número da colecção Viajantes do Tempo implica que a colecção de ficção científica está a ser retomada ou se, pelo contrário, representa o canto de cisne, por estarem apenas a cumprir as obrigações contratuais e desfazer-se dos direitos entretanto comprados? Como esperam que o  mercado cresça e vos torne líderes, se se encontrem atrás da fachada empresarial? Da editora, apenas temos o seguinte resumo: «Voltamos a um futuro distante para reencontrar Faetonte, o herói visionário, apaixonado e rebelde que se viu exilado da Ecúmena Dourada por perseguir o seu sonho de expansão interestelar. Novamente de posse da Fénix Exultante, Faetonte vê-se agora perseguido pelos Senhores da Ecúmena Silenciosa. Mas, com a aproximação do fim do milénio, terá lugar a Grande Transcendência, o momento em que todas as mentes se fundem numa supermente do sistema solar que efectuará o julgamento de todas as raças da humanidade e da trans-humanidade. E o que irá decidir a mente transcendente quando estiver finalmente desperta? Apoiar o sonho expansionista de Faetonte ou enfrentar a primeira guerra interestelar? Um épico brilhante de um dos maiores talentos da actual ficção científica.» E nisto, sim, têm razão. Um livro a descobrir por quem gosta do género, e a tragar com cuidado por quem nele pega pela primeira vez, pois está cheio de neologismos e terminologia inventada e subtis piscares de olho.

(c) Luís Filipe Silva, 2003/2007. Não é permitida a reprodução não autorizada dos conteúdos.

Folhear

Página Inicial

Efeitos Secundários   Subscrever

Nota

A nova versão deste site ainda é Beta - o que significa que terá algumas imperfeições e conteúdos não disponíveis. Contudo, considerámos que a mudança global trazia vantagens face a estes pormenores - iremos informando à medida que melhorias sejam efectuadas. Esteja à vontade para usar o email indicado e dar-nos os seus comentários ou relatar problemas. E obrigado pela visita.
- LFS