05 Maio 2009
Vencer Um Prémio, em particular um que seja atribuído pelos pares, ou seja, pelos outros escritores, é normalmente uma faca de dois gumes, pois os melhores escritores não serão os melhores leitores, estando atentos a pormenores de técnica e gesticulação e coisas estranhas como inovações no encaixe das vozes narrativas e dos tempos de acção e a experimentalismos dos modos verbais e à capacidade de construir frases inteiras que percorram páginas infindas sem um único momento de pausa ou de respiração como se o pensamento fosse assim, ininterrupto, contínuo como o caudal de um rio, em que ideia gera ideia e tudo corre numa direcção única e contida, ao invés de ser disperso, múltiplo e baralhado como o eclodir de folhas numa rajada de vento, Poe enganou-nos bem com a sua demonstração de raciocínio dedutivo na literatura, ou terá sido Joyce, e o argumento em questão, de que este foi um desvio, estava em observar que os escritores irão premiar o engenho da escrita e não a escrita em si, muito ao contrário do leitor normal, que ao abrir a obra simplesmente quer que esta lhe aconteça. Felizmente há autores capazes de agradar aos dois tipos de público, e, como Ursula LeGuin, transceder os géneros (não no sentido de escrever para além destes, como se isso fosse sensato, mas de ser notada por quem não presta atenção aos nichos literários) e ser digna de menção no Guardian e na revista Ler (que poucas vezes surgirão em conjunto na mesma frase, desconfio), ao receber o sexto nébula pela obra infanto-juvenil Powers (ainda não editada em Portugal, mas ao contrário de tempos passados, em que o ritmo de publicação era lento, decerto que em breve a veremos nos nossos escaparates - se permanecerá o tempo suficiente para deixar marca, antes de ser engolida na voracidade das novidades, esse é um problema novo...)Fica aqui uma pequena entrevista à autora a respeito da obra O Flagelo dos Céus (Publicações Europa-América), um romance sobre um rapaz que vai desfazendo os problemas da sua vida simplesmente por sonhar (inadvertidamente) com o seu desaparecimento. Também gostava...