Exposição Prolongada à Ficção Científica  

   um blog de Luís Filipe Silva


Encontra-se em modo de artigo. Para ver as outras entradas vá para a Página Inicial ou Arquivo, no menu da direita.

31 Julho 2009

Para Quem Possa Interessar, este blogue entrou de férias e assim irá continuar (espero) nas duas próximas semanas. Estão a decorrer alguns debates interessantes sobre críticas e fantasia lusófona que infelizmente só poderei acompanhar no regresso.

Entretanto, algumas actualizações:

  • Old Man's War do John Scalzi (Gailivro) - tradução entregue, será publicado daqui a poucos meses
  • Pulp Fiction à Portuguesa (Saída de Emergência) - encontramo-nos a preparar o cimento que irá unir as histórias e já em processo de paginação.

Irei, na medida da disponibilidade informática e pessoal, mantendo-vos informados. 

[Link Permanente

26 Julho 2009

É Um Período De Grande Actividade no Brasil, no que toca à literatura fantástica. Este fim-de-semana tem estado a decorrer o Fantasticon 2009, um evento brasileiro anual de FC&F, inaugurado há poucos anos (é a terceira ocorrência), em plena São Paulo, cujo programa reune algumas das principais personalidades do género brasileiras e que este ano tem transmissão em directo, supostamente (ainda não consegui confirmar) pela TV Cronópios. Quinze dias depois será a vez de Ana Cristina Rodrigues, actual presidente do Clube de Leitores de FC do Brasil, defender a honra da FC lusófona em plena Worldcon, a convenção mundial de FC&F, num painel que versará sobre o fantástico que se escreve dos Pirinéus à Terra do Fogo. Dado que se realizará em francês, decorrerá às 10h da manhã de sábado, e dada a riqueza deste impressionante programa a nível de ofertas alternativas, tenho as minhas reservas a respeito da quantidade de participantes da sessão, but let's keep our fingers crossed. A Ana contactou a mailing-list mais conhecida da FC nacional para obter detalhes a respeito da nossa literatura, uma vez que a sua experiência versa, naturalmente, sobre o Brasil; por minha parte enviei-lhe a informação que tinha - nomeadamente, links para artigos de discussão recente, e outros mais antigos, que estão públicos e são do acesso de todos.

Fica o aviso que estão ausentes destes artigos aqueles novos e jovens autores da nossa praça cujos seguidores (ou melhor dizendo, um muito pequeno conjunto destes, cujas opiniões quase certamente não representam o colectivo) tanto se crisparam ao não os verem mencionados num artigo internacional recente. Por minha parte, nos meus artigos, como já terão tido oportunidade de ver, apenas me refiro ao fenómeno literário em que estes autores se inserem, mas não os enumero por nome, não por despeito mas por real desconhecimento da obra. Será provas de uma cabala ou talvez sensatez e respeito pelos autores? Outros o dirão. A vertente noticiosa deste espaço (a página principal do TecnoFantasia) sempre procurou divulgar os livros nacionais, como poderão constatar, e se não o faço mais é pela simples razão que os próprios autores/editores não se dão ao trabalho de me enviar um simples e-mail a comunicar a sua existência.

Mas pronto, isso não tem de continuar. O equilíbro pode ser agora mesmo reposto. Eis a vossa grande oportunidade. De ombrear com a velha guarda que vos coloca na sombra. De escrever um artigo definitivo, exaustivo, enumerando estes autores, as virtudes, os defeitos, a contribuição para as letras nacionais. De torná-lo informativo e num verdadeiro guia para a nova, moderna literatura fantástica portuguesa. De enviá-lo à nossa representante lusófona, para devida consideração quando falar de Portugal.

Não há aqui ironia. Vocês lançaram o desafio, passaram as cordas do ringue - agora, mostrem o que valem.

Fico aqui à espera.

[Link Permanente

Site integrante do
Ficção Científica e Fantasia em Português
Texto
Diminuir Tamanho
Aumentar Tamanho

Folhear
Página Inicial

Arquivo

Subscrever
Leitor universal