Exposição Prolongada à Ficção Científica  

   um blog de Luís Filipe Silva


Encontra-se em modo de artigo. Para ver as outras entradas vá para a Página Inicial ou Arquivo, no menu da direita.

04 Outubro 2009

Este Convite Que Não Te Farei, se moras desta margem (europeia) do Atlântico, é o lançamento da Galeria do Sobrenatural - Jornadas Além da Imaginação, antologia de contos de fantástico organizada pelo Sílvio Alexandre e publicada pela Terracota editora, que pelo catálogo pretende especializar-se no género – embora te faça o convite a ler. Se moras desta margem do Atlântico não reconhecerás de imediato a alusão ao Twilight Zone, por cá traduzido como Quinta Dimensão e por lá como Além da Imaginação, nenhum dos lados apreciando a mais literal Zona do Crepúsculo (ou zona do lusco-fusco, numa possível versão Gatos Fedorentos), e possivelmente não será evidente que se tratam de textos inspirados ou alusivos à série televisiva e aos temas, em grande medida ingénuos, tratados por Rod Serling época após época.

Para esta contribui com uma peça original, «Dormindo com o Inimigo», que procura recuperar alguns dos temas mais apreciados por Serling. Foi essencialmente uma pesquisa interessante, rever uma parte dos primeiros episódios a preto-e-branco (enquanto que a série a cores, dos anos 80, embora conte com algumas histórias excepcionais - nomeadamente, as de Silverberg e de Sturgeon -, parece mais datada do que a série original), e novamente voltando a sentir algum incómodo pelo excesso de Serling, que se torna repetitivo e óbvio após determinada dose, e ausência dos autores da época. A pesquisa posterior revelou que afinal era uma condição sine qua non dos estúdios, com prejuízo do excelente material disponível nas Galaxy e Astounding da época. Destaque para o «It's a Good Life», como sempre, e para outro episódio, sobre uma sociedade em que todas as pessoas são incrivelmente lindas e idênticas, graças a cirurgia de reconstituição, e existe uma miúda que recusa mudar para não perder o que a individualiza, sendo por isso considerada feia - no final, acaba cedendo à pressão, e tal como Winston Smith em 1984, passa a amar aquela sociedade monótona. Serling, no seu sermão de encerramento, passa completamente ao lado da mensagem, e não se refere sequer à malícia de um estado dissimuladamente fascista (como seria a sua América de então). Infelizmente, não consegui ainda redescobrir esse episódio.

Não deixa de ser uma grande coincidência que, após relembrar a importância de Bráulio Tavares para a nossa FC dos anos 80/90, me vá encontrar, pela primeira vez, publicado a seu lado - e de outros nomes sonantes da FC brasileira, como Fábio Fernandes, Guilia Moon, Lúcio Manfredi, Max Mallmann, Miguel Carqueija, Octávio Aragão, para mencionar os mais conhecidos.

Se moras desse lado (sul-americano) do Atlântico, o lançamento acontecerá no dia 31 de Outubro, às 15h00, na Livraria Martins Fontes, Avenida Paulista, 509, São Paulo. Não faltes.

[Link Permanente

04 Outubro 2009

Curiosidades encontradas na internet (aviso: segue-se um conjunto de links que vos poderá retirar tempo a outras leituras):

[Link Permanente

Site integrante do
Ficção Científica e Fantasia em Português
Texto
Diminuir Tamanho
Aumentar Tamanho

Folhear
Página Inicial

Arquivo

Subscrever
Leitor universal