Exposição Prolongada à Ficção Científica  

   um blog de Luís Filipe Silva


Encontra-se em modo de artigo. Para ver as outras entradas vá para a Página Inicial ou Arquivo, no menu da direita.

25 Outubro 2009

A Pergunta: porque não aproveitas a actual onda de vampiros e, enquanto autor de fantástico, escreves qualquer coisa sobre isso?

A resposta: porque o sucesso por associação é imerecido, e o repúdio por cansaço injusto. Aguardo até virarem as costas.

[Link Permanente

24 Outubro 2009

Sim, É Um Mundo Maravilhoso, aquele em que se consegue realizar feitos desta natureza (explicação adicional e fonte). É um mundo racional, dedicado à preservação da vida humana e diminuição do sofrimento. Não há deuses, neste mundo - não há dragões, lanças mágicas, poderes encantados. Não há crenças em seres imaginários sem provas dadas. O que existe é a riqueza da compreensão humana, a humildade da colaboração em equipas transculturais e o deslumbre - o sublime, adorado deslumbre - perante a complexidade física do universo.

Pobre de ti, ficção científica, ignorada no canto, enquanto os atletas idiotas da turma e as loiras bimbalhonas dançam abraçados ao monstro da fantasia heróica. Sabes que vão voltar quando precisarem de ti, mas para já estão inebriados nas palavras daquela besta que lhes promete que cada um deles é único, que cada um deles é o Escolhido, que cada um deles não tem de levantar um dedinho para alcançar o êxito e obter a fama. De falos erguidos e mamilos espetados, dançam nesta orgia de auto-complacência e desprezam tudo o que se lhes antecedeu, tudo que os possa contrariar. Pobre geração de agora, se pensa que o mundo se tornou menos filho-da-mãe para os jovens e inocentes rebentos que saiem do abrigo dos pais.

(Sabes de uma coisa? Vamos levar a besta para o lago. Um empurrãozinho e pronto. Está gorda e inchada, qual verme sobre um cadáver recém-enterrado. Aqueles tomos de mil páginas são pesados como tudo, quando se molham. Olha, e se vier à tona, não te preocupes, enfia-se a cabecinha de novo dentro de água).

[Link Permanente

Site integrante do
Ficção Científica e Fantasia em Português
Texto
Diminuir Tamanho
Aumentar Tamanho

Folhear
Página Inicial

Arquivo

Subscrever
Leitor universal