Exposição Prolongada à Ficção Científica  

   um blog de Luís Filipe Silva


Encontra-se em modo de artigo. Para ver as outras entradas vá para a Página Inicial ou Arquivo, no menu da direita.

11 Junho 2016

Por ocasião do lançamento da Cidade da Carne, surgiu um conjunto interessante de críticas em jornais - nenhuma delas online - que, pela ocasião do relançamento, lembrei-me de começar a transcrever. Os jovens não saberão, mas houve um tempo em que os jornais eram lidos, eram relevantes, originavam debates virais e, com certos suplementos, convidavam ao arquivo.

O primeiro é do Diário do Alentejo, do dia 3 de Setembro de 1993. Os negritos estão no texto original.

Com os seus lexemas e estruturas sintáctico-estilísticas, seu jogo de significantes e significados, a língua materna é a grande medianeira onde o espírito dá réplica ao real ou, neste caso, ao transreal, porque a palavra ao mesmo tempo grava e transforma, encruzilhada do passado e do «futuro», do social e do individual, dos mitos de uma ideia que se «projecta», e de uma metáfora que se funde com a nebulosa, onde o homem entra quando pretende encontrar sentido para as coisas.

«Quando da publicação de O Futuro à Janela (Prémio Caminho 1991), a crítica foi unânime em salientar que Luís Filipe Silva constituía, pelo menos, uma nítida promessa. Pois a promessa aqui está neste livro A GalxMente, desdobrado em dois tomos que se podem ler autonomamente. A Cidade da Carne é o primeiro painel, completo como tal, deste empreendimento impressionante e por vezes cruel.»

Uma cidade de máquinas e para máquinas ou, melhor paramáquinas quer de métodos de controlo (bio-feedback, etc) quer de um sistema de diálogos psicanalíticos.

Talvez que este futuro ou este viver no futuro mais não seja que uma explicação do normal, quer dizer os meios electrónicos permitem quantificar o comportamento social.

Há no texto uma lógica - o que me parece importante.

[Link Permanente

Site integrante do
Ficção Científica e Fantasia em Português
Texto
Diminuir Tamanho
Aumentar Tamanho

Folhear
Página Inicial

Arquivo

Subscrever
Leitor universal

Adicionar ao Google Reader ou Homepage
Subscrever na Bloglines

Contacto