Conceito de Luís Filipe Silva

Ficção Científica, Fantástico, Surrealismo, Realismo Mágico, Terror, Horror, Ciberpunk e História Alternativa - e por vezes, se fôr de excelente qualidade, ainda fechamos os olhos a um certo Mainstream...

[Conheça o Manifesto]


Eventos |  13 Out 2010
Mensagem, Mas Não Numa Garrafa
Porque a literatura fantástica se tem vindo a impor como veículo imprescindível para a compreensão do presente e escrutínio do futuro. Porque o desenvolvimento do género apenas acontece quando o triunvirato literário se completa, entre o autor, leitor e crítico. Porque os encontros nacionais não se podem resumir à apresentação de obras e debates de ocasião. Porque a Academia confere a disciplina de pensamento e análise imprescindíveis para a reflexão do género sobre si mesmo. Porque Portugal não está isolado do mundo. Porque é necessário abordar com profundidade a multiplicidade de temas e veículos desta manifestação cultural. Porque não nos podemos deixar iludir pela correnteza das modas e ignorar os fundamentos nos quais a especulação científica e o imaginário fantástico se apoia. Porque não existe uma perspectiva consolidada e consensual sobre o que é o fantástico nacional. Porque, simplesmente, consideramos o debate sobre o fantástico como parte integrante da nossa forma de estar na vida e esta se torna numa excelente oportunidade para cometermos novamente este pecado.

Mensageiros das Estrelas -  Colóquio sobre Ficção Científica e Fantasia surge inesperadamente, alguns diriam irreverentemente, num cenário cultural que tem já um evento consolidado e de renome, que se trata do Fórum Fantástico. E sendo Portugal um espaço no qual a produção interna é escassa, pode tornar-se dificil explicar o porquê de tal multiplicação, em particular quando os momentos temporais dos acontecimentos são tão próximos. Há que pensar, primeiramente, que a diversidade é um factor positivo, e que eventos organizados por equipas diferentes se irão traduzir em abordagens diferentes ao mesmo tema, em particular se ambos estiverem conscientes um do outro e em relativo contacto. De seguida, desmitifica-se o pressuposto: Portugal já não produz tão pouco Fantástico como antigamente, existindo uma massa crítica de criadores e audiência suficiente para abranger ambos os eventos. E por fim, a necessária aproximação ao meio académico, da qual o colóquio se torna assim como um dos primeiros passos na História da FC nacional.

Mensageiros das Estrelas é organizado pelo Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa e terá lugar na Faculdade de Letras da mesma universidade durante os dias 2 a 5 de Novembro próximo. Contará com uma diversidade de debates e palestras sobre autores e manifestações do fantástico, abordando temas tão diversos como o steampunk, os pontos de união com outros géneros, o feminino, a importância da imagem, as utopias e distopias, o imaginário português, entre outros, em áreas que vão da literatura, ao cinema e à banda desenhada. Entre mesas-redondas, palestras e apresentações, teremos a presença internacional de Farah Mendelssohn, professora universitária e estudiosa do género fantástico, Maite Carranza, autora catalã de fantasia infanto-juvenil, e Geoff Ryman, autor canadiano de FC, publicado pela Clássica, Caminho e Gailivro, e que já visitou Portugal por ocasião dos encontros da Simetria.

A equipa incansável que preparara estes encontros conta com Adelaide Meira Serras, Angélica Varandas, Ana Daniela Coelho, Ana Rita Martins, Duarte Patarra, José Duarte, Safaa Dib. Há ainda um outro que apenas vai dando umas dicas. [site oficial]

(c) Luís Filipe Silva, 2003/2007. Não é permitida a reprodução não autorizada dos conteúdos.

Email
contacto@
tecnofantasia.com

Folhear

Página Inicial

Efeitos Secundários   Subscrever

Nota

A nova versão deste site ainda é Beta - o que significa que terá algumas imperfeições e conteúdos não disponíveis. Contudo, considerámos que a mudança global trazia vantagens face a estes pormenores - iremos informando à medida que melhorias sejam efectuadas. Esteja à vontade para usar o email indicado e dar-nos os seus comentários ou relatar problemas. E obrigado pela visita.
- LFS