Exposição Prolongada à Ficção Científica  

   um blog de Luís Filipe Silva


Encontra-se em modo de artigo. Para ver as outras entradas vá para a Página Inicial ou Arquivo, no menu da direita.

26 Outubro 2008

«Tudo o Que Possa Acontecer, Acontece». Mas como explica Garrett Lisi (brilhantemente descrito como «físico-surfista»), não implica que tudo tenha efectivamente de acontecer. Esta palestra, críptica na sua maioria para alguém que não seja especialista (e eu não passo de um mero espectador distante que em tempos escolheu não se aproximar), apresenta momentos de encantamento, pois permite uma entrada na mente do matemático e do físico como alguém cuja missão na vida é encontrar a beleza pura do mundo, a que se descreve por meio de padrões perfeitos e intocáveis, e que não é perturbada pelo ruído do macrocosmos mundano. Em grande parte, a missão da Ficção Científica, na medida em que possamos falar de uma missão, encontra-se intrinsecamente ligada com esta procura de beleza e harmonia transcendente ao ser humano, cujas raízes não se centrem na imperfeição do espírito ou de misticismos e deuses da nossa invenção, mas na observação dos factos e das regras que rejem os factos, na contemplação do sublime no universo.

[Link Permanente

26 Outubro 2008

«Contos Bizarros» é uma revista que teima em ressurgir da campa, pois sempre que se tentou terminá-la, desde o momento em que foi criada em 1923 pelo jornalista J.C. Henneberger, outro editor ou entusiasta decidia adquiri-la e fazê-la respirar por mais um punhado de números. Como todas as revistas da era pulp e subsequentes, serviu de laboratório para o surgimento de novos autores e como impulsionadora de carreiras literárias - a presença constante e demarcante através do formato conto permitiu a muitos nomes, hoje bastante conhecidos (Robert Bloch, Robert Howard, Fritz Leiber, Theodore Sturgeon, entre outros), construir um base de leitores e saltar para o formato livro quando este se começou a tornar relevante nos anos 50. Uma estratégia que passa ao lado de muitas editoras actuais...

A última encarnação da revista leva Ann VanderMeer, esposa do conhecido autor que nos visitou em 2006, ao leme, e digamos que a escolha não podia ter sido melhor. Entre as inúmeras mudanças, encontra-se um sítio web melhorado e uma iniciativa de One Minute Weird-Tales, cujo primeiro número vos deixo, uma mini-história que fará as delícias das seguidoras «os-homens-não-prestam» da Margarida Rebelo Pinto:

(via SfSignal)

[Link Permanente

Site integrante do
Ficção Científica e Fantasia em Português
Texto
Diminuir Tamanho
Aumentar Tamanho

Folhear
Página Inicial

Arquivo

Subscrever
Leitor universal