Exposição Prolongada à Ficção Científica  

   um blog de Luís Filipe Silva


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13 Outubro 2010

Antes Que Fizesse Desta Iniciativa o meu habitual silêncio, e porque já percorre a internet, eis a publicidade necessária ao colóquio Mensageiros das Estrelas, que espero sinceramente se torne num acontecimento complementar e indispensável aos outros (poucos) encontros de fantástico do nosso país. Acontece novamente em Lisboa, o que entendo seja desagradável para quem habite longe da capital, mas o centralismo de meios e oportunidades, como todos sabem, é uma infeliz condição do país e não uma teimosia do género. Aqui fica o incentivo para que os clubes e associações locais organizem as suas próprias festas do fantástico noutras zonas (por que não nas Ilhas, por exemplo?).

O anúncio contém um breve mas necessário enquadramento com o Fórum Fantástico e com a (talvez já não tanto) pequenez do meio nacional. Diga-se de passagem que o contacto mencionado entre os dois eventos é estreito, sendo que a Safaa Dib é elemento organizativo de ambos. O colóquio do Centro de Estudos Anglisticos, a meu ver, apresenta uma vertente académica bastante mais acentuada que o habitual no Fórum, o que o torna diferente e imprescindível, oferecendo assim uma oferta complementar e não sobreposta (até os convidados estrangeiros são distintos). O que importa destacar é que o Mensageiros não se procura ser, consciente ou inconscientemente, uma extensão ao Fórum nem uma forma de antecipar os acontecimentos do mesmo, ainda que (mais por constrangimento de disponibilidade dos participantes e dos meios logísticos do que por propósito) ambos ocorram a poucas semanas um do outro. Nem o Fórum será um revisitar ou remastigar de temas já abordados. Ainda que desconheça o conteúdo e programação do Fórum deste ano, é de esperar uma continuidade do trabalho desenvolvido desde 2004, com particular incidência na divulgação dos trabalhos nacionais, numa luta contra o desconhecimento e a falta de promoção, e na inclusão de temas e criadores, procurando evitar temas e preferências que fossem contra a necessidade de divulgação.

Se tivermos de escolher entre reflexão e divulgação, creio que o predomínio inconsciente, inclusive missionário, de quem organiza - consciente de que o meio é pequeno e precisa de desenvolver-se - será a da divulgação, deixando a reflexão para quando existir obra suficiente. E como o tempo e os meios são escassos, por vezes ocorrerá uma maior incidência sobre a divulgação e um menor contacto com a academia. Na maioria das vezes, esta incidência será acidental e ocasional, fruto das circunstâncias e das decisões à última da hora. Penso que o Fórum Fantástico tem tido um trabalho excepcional e até certo ponto inglório nesta divulgação, e que tem cumprido para além das expectativas. Se concordo com a exposição de determinadas obras e modas editoriais, antes de se consolidarem num padrão mínimo de qualidade literária? Não - porque prejudica o meio e, no fim, o próprio evento; mas aceito e entendo e aplaudo o esforço de divulgação e inclusão do todo, deixando democraticamente ao público a escolha do bom.

Resumidamente, se o Fórum Fantástico não existisse, não seria possível fazer-se um colóquio como o Mensageiros nos moldes em que são propostos. Ou, se se fizesse, iria cair-se no umbiguismo dos encontros da Simetria, cuja linguagem especializada não tinha correspondência no público-leitor. Para o bem e para o mal, não somos um país com uma tradição firme de fantástico. Entenda-se isto de uma vez por todas. Pedimos emprestado aos outros os moldes pelos quais imaginamos e concebemos estes mundos. E sem esta tradição, não há exigência que lhe valha. Vou repetir: (ainda) não temos um público exigente. Ainda não aprendeu a sê-lo. Iniciámos no ano 2000 um percurso nacional de descoberta do género que ignoro se terá continuidade quando o mercado internacional desviar a atenção para outras tendências. Se fizermos uma comparação, estamos na era do pulp. A audiência é jovem e impressionável, no bom sentido, aceita o que é produzido e sente que é seu dever patriótico incentivar a produção interna, e apenas uma pequena percentagem se preocupa em obter referências internacionais e fazer comparações. Esta percentagem, contudo, não influencia as vendas nem enche as salas dos encontros. Eis uma evidência impossível de ignorar.

Mas a alternativa de cruzar os braços e aceitar o destino também não é desejável. Espero que a oportunidade dada pelo Centro de Estudos Anglísticos este ano, de se debater e pensar o fantástico com a perspectiva académica, consiga despertar numa fasquia do público essa necessidade de conhecer e descobrir o vasto universo existente para além das modas e das edições nacionais, sempre dependentes da triagem empresarial.

UPDATE: na versão anterior deste texto, havia uma referência ao cartaz alternativo do evento, que não era um desmerecimento do cartaz oficial nem uma comparação de qualidade (a qual nem se aproxima do mesmo), mas tão-somente uma preferência por uma ilustração com uma sugestão ficcional, que me fez pensar nas capas das edições francesas e no primeiro cartaz dos encontros de Cascais (autoria de Diniz Conefrey). Aqui também existirá, quiçá, algum saudosismo. Como a alternativa estaria a ser promovida pela organização do colóquio, a par do cartaz oficial, senti que não haveria problemas em torná-la pública, em jeito de comentário final. Esta situação mudou, aparentemente, e isso levou-me a também eliminar a afirmação - perfeitamente irrelevante no contexto crucial do estado da arte do género e sobre o qual devemos efectivamente concentrar as nossas energias de argumentação.

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09 Outubro 2010

Referências E Hiperligações, eis a matéria de que os sonhos são compostos:

Once Upon a Place: Haunted Houses & Imaginary Cities é o inspirador título de um ciclo de conferências que terão lugar nesta próxima semana na Calouste Gulbenkian (Lisboa), dedicado à mistura entre arquitectura e ficção. Falar da influência recíproca destes dois elementos é um propósito cativante, que deu azo a algumas das criações artísticas mais interessantes do século passado. Imaginar espaços urbanos do futuro é um dos mais conhecidos prazeres culpados da FC, e de imediato nos lembramos das cidades espaciais de Blish, da cidade submersa de Pohl e Williamson  (e claro, as cidades submersas de Júlio Verne, da Atlântida e como cenário de inúmeros filmes), das cidades flutuantes de Silverberg, da Veneza afundada de Robinson, da cidade-mundo de Trantor, da cidade-planeta designada por mundo-anel, das cidades verticais de Roberts, de Ambergris e Lankhmar e tantas outras. Uma breve avaliação das palestras não faz transparecer nenhum destes conceitos, e apenas se espera que haja algum espaço para a cidade no fantástico no decurso deste evento - para que o público não se convença que as cidades imaginárias terminam em Calvino. Ainda que, nesta matéria, uma imagem valha por mil páginas...

Outra conferência invejável é a que irá ocorrer na Faculdade Cásper Libero (e é preciso navegar até à página dos contactos para percebermos que se situa em São Paulo) no dia 30, sobre uma mistura mais tradicional e saudável, que é a da ciência e da ficção. Science'n'fiction tem participação de autores de FC e cientistas brasileiros, e o leque de temas é interessantíssimo, algo que gostaria de replicar por cá. O evento vai ser transmitido pela internet mas é preciso uma inscrição prévia para obter o link.

Por coincidência, eis uma ficção que mistura fantasia, cidades e Brasil: Uma Cidade Sonhando Seus Metais.

Terminamos com uma versão stand-up comedy do RUR, uma versão lesbo-burlesca do Twilight (para meninas com certas inclinações e meninos com as inclinações correctas), e uma entrevista ao Peter V. Brett na qual ele menciona Portugal (autor publicado pela Gailivro que estará presente no Fórum Fantástico em Novembro, com apoio da editora).

E hoje começa a Hispacon.

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