Conceito de Luís Filipe Silva

Ficção Científica, Fantástico, Surrealismo, Realismo Mágico, Terror, Horror, Ciberpunk e História Alternativa - e por vezes, se fôr de excelente qualidade, ainda fechamos os olhos a um certo Mainstream...

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Conto

 

Revisões Automáticas

 

Luís Filipe Silva

 

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Já não conseguia encarar a ampulheta às voltas no ecrã sem ficar agoniado.

REVISÃO SmartWriter™ EM CURSO.
A COMPARAR ESTRUTURA E INTEGRIDADE NARRATIVA CONTRA BASE DE DADOS DE BOAS PRÁTICAS LITERÁRIAS E CRITÉRIOS DEFINIDOS PELO EDITOR

Estava fisicamente nas últimas. Não era igual ao bloqueio de escritor. Quem perde as palavras, se procurar com insistência volta a encontrá-las. Isto era muito diferente.

Malditos editores! Malditas regras de mercado! Malditos informáticos!

Rezou. Mas de nada valeu. Ao concluir, o programa soltou aquele irritante apito de fim de pausa na fábrica que ele tanto temia.

Cinco páginas de recomendações. Ainda.

António levou as mãos à cabeça e começou a ler.

Neste texto foram encontrados vários problemas:

  1. O Mário é transmontano na pág. 12 e natural de Portimão na pág. 134
  2. "Camelo a motor" (pág. 230) é uma analogia imprecisa, pois no norte de África o animal designa-se por "dromedário"
  3. O Cap XVI inclui passagens no presente do indicativo em trechos no pretérito perfeito, que não parecem intencionais mas distracções
  4. Pág. 20 - a frase deve-se a Álvaro de Campos e lê-se «O cais é uma saudade de pedra». Dizer que é uma «saudade de perda» não faz sentido no contexto utilizado e toda a brincadeira textual do parágrafo torna-se patética.
  5. Marta celebra o 18º aniversário em 1998 com uma pomposa festa (Cap. IV). No ano seguinte, a gémea Irene é impedida de entrar no Casino por ser "menor de idade" (Cap. XX).
  6. O dia 31 de Dezembro não é "Véspera de final de ano".
  7. Josefina não conseguiria estar às 7h no Porto e às 13h do mesmo dia em Abu Dhabi. O alibi fica, assim, comprometido, obrigando a uma revisão estrutural do Segundo Acto.

E assim por diante. Até ao vaticínio final, aquele que o editor leria:

Ritmo trepidante e descrições vívidas, mas contém ainda uma proporção de cenas narrativas para cenas de enquadramento abaixo das normas aceites para a colecção.

Resignado, António começou a rever o manuscrito pela trigésima-sétima vez.

Devia ter seguido outra carreira. Corretor. Diplomata de guerra. Neurocirurgião. Algo mais simples e relaxante.

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Autor:
Luís Filipe Silva